O mistério de Final Fantasy 14 e do seu modo "HD Quality"


Alguns leitores da Digital Foundry chamaram a atenção para uma opção interessante presente nas opções de Final Fantasy 14 para o PlayStation 4, que permite escolher entre dois modos diferentes de renderização, chamada de 'Full HD Quality' e 'HD Quality'. Pedimos desculpas por não a termos visto no Frente a frente: Final Fantasy 14 que publicamos no fim de semana, mas tem estado debaixo do nosso olho há alguns dias e deu alguns resultados interessantes.

A contagem de pixeis revela que a opção 'HD Quality' dá uma apresentação 720p com arestas melhoradas de forma artificial que na verdade deriva de uma imagem 1080p. Basicamente, o jogo roda internamente a 1080p antes do framebuffer ser inferiorizado para 720p, um filtro de nitidez é aplicado e tudo é novamente aumentado para 1080p antes de surgir na tela. Anti-aliasing, bens da arte e todo o trabalho de efeitos continua igual ao do modo 'Full HD Quality', apesar da qualidade de imagem ser afetada quando o framebuffer é convertido duas vezes: arestas longas surgem visivelmente mais desequilibradas, enquanto os detalhes mais delicados parecem suavizados comparado com o normal 1080p.

Mais danificador, o uso de melhoria de arestas introduz uma auréola visível ao redor de alguns objetos em cenas mais claras. O efeito também gera a ilusão de nitidez ao redor de detalhes de texturas que ajuda a suavizar ligeiramente o impacto do blur, mas faz isto de uma forma que faz com que as coisas pareçam estranhas e artificiais, no geral sente-se como algo indesejado.

Inicialmente é difícil decifrar porque é que está lá, pois como veremos mais abaixo na página, não existe um aumento óbvio no frame, mas acreditamos que descobrimos o porquê. Ao forçar o PS4 rodando a 720p, o filtro de arestas vai embora, nos dando uma imagem mais limpa e naturalmente mais nítida ao permitir que a HDTV faça a gestão da conversão final de resolução de 720p para 1080p. Presumimos então que esta opção 'HD Quality' seja para pessoas com TVs 1366x768 e outros restritos a 720p.

Quanto ao filtro de arestas, é espantosamente similar ao efeito de conversão 'melhorada' de resolução no Xbox One que a Microsoft introduz em outros jogos, levando-nos a suspeitar que é uma funcionalidade interna das GPUs AMD similares que ambos os consoles de nova geração usam ao invés de algo criado pela Sony, Microsoft ou Square Enix. Isso também sustentaria a sugestão que o modo 'HD Quality' é para os que têm TVs 720p, porque o filtro de arestas visto quando a imagem 'HD Quality' é convertida para 1080p também surge em jogos cuja resolução é inferior pelo equipamento, tais como Assassin's Creed 4 rodando numa TV 720p. Com a opção 'HD Quality' ativada em FF14, as pessoas com TVs 720p asseguram que o jogo gere essa redução na resolução ao invés do console.
Share on Google Plus

About Erasmo Jaspion

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário