porque Pixel?


Como todos nós, gamers, sabemos, pixel arte começa na década de 70 e vai até a década de 90. Essa foi muito usada, durante esse tempo, pelo vídeo-game, mas não era exatamente visto como uma arte, mas sim como uma limitação gráfica, pois as memórias dos consoles e arcades eram muito limitadas.

Após vários anos desaparecida, por conta do melhoramento das memorias e capacidades gráficas dos computadores e consoles, o estilo foi abandonado. Isso até poucos anos atrás, quando os fãs dos jogos clássicos "pixelados" acharam meios e ferramentas para criar seus próprios jogos. E querendo passar a nostalgia de sua infância e/ou adolescência jogando games em pixels, optaram por usar esse mesmo estilo, criando a arte em pixel.

Mesmo assim, como um bom gamer, temos que tomar cuidado com essa sensação de nostalgia. O jogo pode ser muito atrativo usando essa arte retro, mas pode esconder um jogo ruim. Muitos, também, optam por usar os pixels, pois não sabem criar uma boa arte para o jogo, então, as vezes ao pixel arte é usado de forma errônea, só porque parece ser mais fácil de criar e animar.

Então deixo uma dica, para desenvolvedores e gamer em geral: O pixel arte remete a nostalgia, mas jamais deve ser usado como uma desculpa. E sabendo usar esse estilo retro pode ser mais poderoso quanto outro estilo de arte.
Autor: fauzi
Share on Google Plus

About Erasmo Jaspion

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário