Brasil é a bola da vez no Mercado Internacional

Os resultados são de fato expressivos: até o final de 2011, os brasileiros terão gasto cerca de US$ 2 bilhões com jogos digitais só neste ano. É o que informa o profundo estudo divulgado em setembro último pela Newzoo, empresa de pesquisa de mercado internacional focada na indústria de jogos que também administra o respeitabilíssimo portal Gamesindustry.com. Seus dados trazem informações sobre as preferências e o comportamento dos consumidores em todas as plataformas de jogos e modelos de negócios.

O estudo mostra Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, brigando inclusive com países europeus. Segundo o estudo, no país os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuários, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%, em comparação aos 16% gastos em jogos MMO. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos, o equivalente a US$ 180 milhões.

Já a fatia para computador e consoles responde por 34% do mercado, mas cerca de ¾ desse total acaba na mão de quadrilhas que controlam a venda dos jogos piratas no país. Dos 23 milhões de brasileiros que baixam jogos para computador na internet, 64% utilizam software de compartilhamento de arquivos para obter jogos gratuitamente, sendo que 21% costumam usar esse método pelo menos uma vez por semana. Uma tendência parecida é observada também nos jogos de console.
Dos US$ 380 milhões gastos em jogos para console, 13% (US$ 49 milhões) são gastos em jogos e conteúdo adicional (os famosos DLCs) que podem ser baixados diretamente no console. Deste total, aproximadamente US$ 61 milhões são gastos em produtos usados que vêm em embalagem física e também em cópias piratas, deixando US$ 270 milhões para produtos em embalagem física novos.

Fonte:msn
Share on Google Plus

About Erasmo Jaspion

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário